ISO

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sigla de International Organization for Standardization criada em 1946 em Genebra, na Suíça, com a preocupação de estabelecer sistemas de Qualidade para as empresas e que hoje reúne mais de uma centena de países, dentre os quais está o Brasil, criou em 1987, a série ISO-9000 que é um conjunto de normas de gestão de Qualidade. Conciliando interesses dos mais diversos segmentos produtivos e ainda consumidores, governo e comunidade científica, a ISO é responsável pela elaboração de normas internacionais relativas a praticamente todas as atividades.
Com cinco versões, a ISO 9000 se caracteriza como Norma de orientação para as demais, incluindo conceitos gerais de Qualidade. A ISO 9001 envolve todos os procedimentos desde o projeto do Produto até a Assistência Técnica. A ISO 9002 exclui o projeto, tratando da Qualidade de serviços e produtos. A ISO 9003 - a menos usada - refere-se à Capacidade do fornecedor na realização da Inspeção de produtos acabados. Já a ISO 9004 não envolve certificação, ao contrário das outras três versões. A ISO 14000 considera, para certificação, também a problemática ecológica.
Os certificados têm validade de três anos e são reconfirmados a cada seis meses, após Inspeção das entidades certificadoras, que podem ser nacionais ou internacionais. No Brasil, a emissão do certificado é feita por doze entidades credenciadas junto ao INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Embora bem difundidas na indústria e agora tomando posição na Área de serviços é inusitada no campo da Saúde.