Grupo de risco

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Estratégia para diagnosticar Doença desconhecida) As doenças com Etiologia desconhecida são estudadas tendo em conta as características das comunidades em que elas aparecem com Incidência significativamente maior do que nas demais. Tais conjuntos de pessoas integram um universo definido por características de vários matizes e, assim, definem o chamado Grupo de Risco. Estabelecendo seu perfil caracterizando os fatores que nele interferem e, dessa forma, esclarecendo o papel de cada um dos chamados Fatores de Risco. Preliminarmente procura-se caracterizá-los pela atuação na manifestação da Doença ou da Síndrome. O desconhecimento da Causa da Doença torna prudente denominá-la pelo conjunto de sintomas e sinais e, assim, utilizar-se a expressão - Síndrome. Em sua manifestação observam-se os fatores que predispõem ao aparecimento do quadro, outros que o desencadeiam e também os que o agravam. Assim, podem ser distinguidos os Fatores predisponentes, desencadeantes e os agravantes. Esses mesmos fatores, vistos por outro prisma, para melhor Análise do mecanismo que provoca ou facilita o aparecimento da síndrome, podem ser ainda qualificados quanto a sua possibilidade de afastamento. Assim, alguns são irremovíveis, controláveis ou removíveis. O assunto merece destaque pois, dentro do Grupo de Risco, pretende-se atingir o diagnóstico, tendo em vista, sempre, embora não exclusivamente, a probabilidade, não esquecendo as possibilidades das doenças raras e também deixando espaço para o aparecimento de alguma ainda desconhecida. A probabilidade propicia um critério simples, porém racional, dando a todos mais oportunidade de acertar. A utilização do recurso do Grupo de risco na elaboração do Diagnóstico implica dois procedimentos. O primeiro deles é conhecer o Perfil do Grupo de Risco, ou seja, quais as características que definem a condição para integrá-lo. O segundo é identificar no Paciente os Fatores de Risco, ou seja, aqueles que o tornam integrante do Grupo de risco. Conhecidos os Fatores de Risco da Doença em estudo, o exame do paciente, para sua Identificação em maior ou menor número, dará o grau de probabilidade correspondente de se acertar o Diagnóstico.
Universo de indivíduos portadores de um ou mais fatores de Risco ou seja, o que aumenta progressivamente a probabilidade de cada um de seus integrantes vir a ter determinada Doença.
V.g. integram o Grupo de risco de ter Varizes as: mulheres, multigestas, que trabalham de pé, obesas, que tomam Hormônio regularmente, que tenham Antecedentes familiares com varizes, que apresentem Tumor abdominal e, que usem cintas abdominais compressivas.
Grupo de risco de ter Arteriosclerose: homem, idoso, fumante, obeso, sedentário, hipertenso, diabético, e com Antecedentes familiares referindo acidentes vasculares cerebrais, Enfarte ou Gangrena em seus pais, avós ou Irmãos. Ver: Fator de Risco.