Antecedentes

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Parte do exame clínico pelo qual são levantados os dados circunstanciais do Paciente e de seus familiares, que podem ter influência na Doença. No estudo dos Antecedentes do Paciente devem-se anotar, principalmente, seus hábitos e a condição de seu Trabalho no que concerne ao tempo que o leva a ficar de pé e parado; o número de filhos ou de gestações, o número de vezes que foi operado, mormente de operações ginecológicas, e o número de vezes em que ficou acamado por longos períodos; as eventuais perturbações hormonais e, também, a prática do uso dos comprimidos anovulatórios; Estado nutricional, obesidade, dietas e grandes ganhos ou perdas de peso; Antecedentes familiares com tendência peculiar para doenças venosas devem ser assinalados.
___ familiares e hereditários, Parte dos Antecedentes que estuda as condições de Saúde de seus familiares: se casado, o Estado de Saúde do cônjuge e dos filhos, abortos, sua cronologia e Idade. Registrar a “causa mortis” dos pais, Irmãos e parentes mais próximos. Investigar diabetes, hipertensão, tumores, sífilis, Tuberculose e doenças mentais dos familiares e as condições de Saúde do cônjuge e filhos.
___ fisiológicos, são: 1. Condições – de nascimento, de primeira infância, de puberdade, de vida adulta e de senilidade. 2. Antecedentes sexuais – início da vida sexual, Anticoncepção (especificar o método), dispaurenia, sinusiorragia, Prevenção do Câncer ginecológico, Impotência masculina. 3. Antecedentes obstétricos – Idade na ocasião do primeiro parto, número de partos (vaginal e cesária), abortos, curetagens, data do último evento obstétrico. 4. Antecdentes menstruais – menarca, Ciclo menstrual (CM = duração/intervalo), fluxo (quantidade), cólica, Alterações do ciclo, data da última Menstruação. 5. Hábitos alimentares – dia gástrico, dieta (número de calorias e tipo, uso de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café). 6. Uso de tóxicos – tipo, via e freqüência. 7. Fumo – número de cigarros por dia. 8. Moradia – condições de Habitação e número de pessoas por quarto.
___ mórbidos, doenças peculiares da Infância (sarampo, coqueluche, difteria, parotidite, escarlatina, amigdalite, Febre reumática), passado alérgico (reação a drogas, Asma brônquica, urticária), passado venéreo [blenorragia, cancros venéreos com seus Caracteres único, múltiplo, com ou sem adenite, secundarismo (luético), Hipertensão arterial, diabete, flebites], moléstias pulmonares (tuberculose, bronquite, pleuris), doenças gastrintestinais (disenterias, verminoses, Cólica biliar), maleita, Doença de Chagas, esquistossomose, intervenções cirúrgicas, acidentes.
___ pessoais, Parte dos Antecedentes que diz respeito ao doente quanto a seus Antecedentes fisiológicos, hábitos, moradia e doenças anteriores.