Esportistas (conselhos para os)

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Como noções básicas de higiene, toda moça deve saber que nos períodos menstruais a mulher exala um odor desagradável. Certos Cuidados podem evitar tal Fato. Recomenda-se banhar as partes íntimas mais vezes que o habitual; usar desodorante íntimo ou Solução antisséptica na Higiene íntima; e trocar o absorvente várias vezes ao dia. O absorvente deve ser o mais confortável possível, de tal Forma que não se desloque com a movimentação da atleta ao fazer os exercícios.
A atleta não fica impossibilitada de qualquer atividade durante o Período menstrual, nem mesmo da natação, com o uso de absorvente Interno.
A mulher deve dar Atenção ao Tipo de maiô: os comuns, como os usados na praia, poderiam tolher certos movimentos por não serem adequados à natação.
As camisetas das moças devem ser relativamente folgadas, de trama bem fechada, para que o Suor não a torne transparente; além disso a atleta deve, em qualquer prática desportiva, usar sempre soutiens confortáveis, não apertados, para não tolher os movimentos, mas, ao contrário, proporcionar boa Liberdade. Assim, também a calcinha deve ser usada por baixo do calção ou colante e ajustar-se perfeitamente ao Corpo para não ficar aparecendo.
A atleta deve, sempre que possível, usar uma vestimenta adequada para cada Tipo de atividade desportiva. Com tal cuidado ela estará confortável, elegante e decentemente vestida.
Cabelos - Na prática esportiva as moças devem prender os Cabelos. Hoje, com o costume por Parte de alguns rapazes de usar Cabelos e barbas longos, a recomendação torna-se extensiva também a eles.
Unhas - As atletas devem aparar rente as unhas das mãos para evitar que se quebrem ou que firam a parceira.
Óculos - Aqueles que precisam usar óculos podem fazê-lo, porém, com o cuidado de prendê-los posteriormente com fitas elásticas. Eles deverão ser inquebráveis e os portadores sempre ficarão limitados à prática de certas modalidades esportivas.
Adornos - O uso de adornos como colares, brincos, relógios, pulseiras e anéis é proscrito durante a prática desportiva. Eles, por estarem em Contato direto com a pele, dificultam o asseio. Além desses fatos, em certos exercícios em grupos podem incomodar o parceiro, como é o Caso de colares que podem cair sobre a Face do outro. As pulseiras e os anéis podem ferir o próprio atleta. Eles criam superfície de atrito, podendo prender-se nas vestes do parceiro ou, às vezes, ferir a Pele. Em certos esportes, onde são freqüentes pequenas contusões nas mãos, os anéis tornam-se perigosíssimos. Os traumatismos, mesmo que de fraca intensidade, em Dedos com anéis, podem causar edemas, dificultando a sua retirada; esse Fato agrava a situação, pondo até em Risco a vitalidade do dedo.
Essas recomendações seguidas rigorosamente, ajudarão, sem dúvida, a tornar ainda mais agradável o convívio propiciado pelo Esporte. Ver: Atleta