Afiador de cardas
(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 8-36.60) Repara e afia as pontas metálicas das cardas, limpando-as, consertando-lhes as partes danificadas e submetendo-as à ação de uma máquina provida de rebolo de esmeril, para dar-lhes ou devolver-lhes condições de utilização. Extrai as pontas danificadas da guarnição da carda, utilizando ferramentas manuais adequadas, para repará- las; instala na máquina o rebolo adequado, fixando-o e fazendo os ajustes necessários, a fim de equipar a máquina para a operação; põe a máquina em funcionamento, manejando os controles de partida e de movimentação manual ou automática, para colocar o rebolo em Contato com a peça e proceder ao afiamento de cada ponta; retira a ponta afiada, detendo a máquina e utilizando ferramentas apropriadas, para instalá-la na guarnição da carda. Pode efetuar a operação diretamente na carda, sem extrair as pontas danificadas. Pode trabalhar com ferramentas manuais.
___ de cutelaria, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 8-36.40) Afia ferramentas de Corte manual, como facas, tesouras, machados, instrumentos cirúrgicos e outras, utilizando afiadora apropriada, a fim de prepará-las para Posterior utilização. Monta o rebolo adequado na afiadora, utilizando os dispositivos de fixação próprios da máquina, a fim de equipá-la para a operação; põe em funcionamento a afiadora, acionando o comando de partida, para possibilitar a movimentação do rebolo; põe o gume da ferramenta em contacto com o rebolo em rotação, atuando nos controles manuais do suporte de ferramenta, para executar o afiamento da peça; comprova o resultado da operação, movimentando convenientemente a peça e observando-a, para assegurar a obtenção do fio desejado; elimina as rebarbas do gume, utilizando manualmente pedras abrasivas, para completar a afiação da ferramenta cortante. Pode temperar as ferramentas afiadas. Pode ajustar as articulações de ferramentas de Corte manual.
___ de ferramentas, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 8-36.30) Afia ferramentas cortantes empregadas nas máquinas de usinar metais, madeira e outros materiais, utilizando máquina provida de rebolo apropriado, a fim de prepará-las para operação de corte, desbaste, perfuração e outras pertinentes. Posiciona e prende a ferramenta a ser afiada na mesa da máquina, utilizando dispositivos de fixação da própria máquina, para possibilitar a operação de afiamento; regula o suporte do rebolo, atuando nos dispositivos de controle, para assegurar a afiação correta da ferramenta; põe a máquina em funcionamento, atuando nos comandos manuais de velocidade e avanço, para colocar o rebolo em Contato com o gume da ferramenta e afiar as superfícies de Corte; detém a máquina, acionando os comandos respectivos, para retirar a ferramenta, uma vez afiada; modifica as condições de Trabalho da afiadora, substituindo rebolos e posição da ferramenta a ser afiada, para atender às necessidades do Trabalho. Pode completar a operação de afiar, utilizando equipamento manual. Pode trabalhar com tolerâncias mínimas e utilizar instrumentos para medida de precisão. Pode afiar, manualmente, ferramentas menos complexas, utilizando-se de rebolo de pedestal e conferindo medidas através de paquímetro, esquadro de Ângulo e outros.
___ de serras, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 8-36.50) Repara, trava e afia serras metálicas circulantes e de fita, utilizando ferramentas apropriadas, como martelo, equipamento de soldar, alicate de travar e máquina de afiar, para devolver à folha da serra suas condições de Corte. Elimina os Dentes da lâmina da serra, cortando a seção danificada, para possibilitar a sua recuperação; une as duas extremidades da lâmina, chanfrando-as e colocando-as com solda forte ou oxiacetilênica, para recuperar a lâmina da serra; elimina reentrâncias, saliências e outras deformações, golpeando-as com martelo, para manter as superfícies planas da lâmina da serra; trava os Dentes da serra, utilizando Martelo e recalcador; prende a serra na máquina de afiar, utilizando mandris ou suportes, para possibilitar o afiamento da mesma; põe a máquina em funcionamento, acionando os comandos de partida e de controle, para aproximar o rebolo dos Dentes da serra, com movimentos adequados e afiar um por um todos os Dentes da mesma; retira da máquina a folha de serra afiada e a retoca à mão, utilizando ferramentas apropriadas, para dar-lhe o acabamento final. Pode recortar à circunferência de uma serra circular danificada e cortar novos Dentes. Pode afiar serras a mão.