Linfografia

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para: navegação, pesquisa

Exame radiológico contrastado do Sistema linfático. Radiografia dos canais Linfáticos e linfonodos após injeção de material radiopaco.
Idealizado por Kinmonth, em 1955, na Inglaterra.
Técnica: consiste na cateterização de um coletor Periférico e a injeção de contraste radiopaco. Para a cateterização realiza-se, inicialmente, a Linfocromia com o objetivo de visualizar e selecionar o coletor que irá ser cateterizado. Neste caso, é suficiente a injeção de 2ml de corante diluído em líquido contendo anestésico, no primeiro interdígito do Membro a ser estudado. Aguarda-se o desenho formado pelos coletores e inicia-se sua abordagem cirúrgica com Assepsia e proteção por panos estéreis.
Acidentes e Complicações: problemática rara e, na maioria das vezes em que ocorre, não apresenta problemas de gravidade. A mais temida é a Embolia cerebral por gotículas do contraste iodado. Descrita por alguns, seus sintomas são semelhantes aos de um Acidente Vascular cerebral isquêmico, de significado variável conforme a Área atingida. Pode levar à Morte ou regredir espontaneamente, sem deixar Seqüela. Seu aparecimento pode fazer-se no decorrer do exame ou mesmo alguns dias após. Em experiência de cerca de 200 casos, não houve nenhum Acidente deste Tipo. A Embolia pulmonar é mais freqüente e menos grave. Em nossa série houve um Caso demonstrado. A Sintomatologia pode ser tão pobre que passa despercebida.
___ na Estase linfática, exame radiológico contrastado do Sistema linfático em doentes com Estase linfática aguda ou crônica, dos membros inferiores.
Nos linfedemas dos membros, as Alterações mais importantes se verificam nos coletores Linfáticos. Da normalidade às grandes elefantíases, os aspectos radiológicos encontrados podem ser divididos em três grandes grupos, cujo denominador comum é a quantidade progressivamente maior de ramos colaterais que se formam com o progredir do Processo mórbido.
___ Normal, exame radiológico contrastado do Sistema linfático de Indivíduo sem Doença desse Sistema ou de qualquer outro que tenha reflexos sobre ele.

comments powered by Disqus