Linfocromia

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Visualização dos trajetos e gânglios Linfáticos pela introdução intradérmica de corrente. Prática para estudos anatômicos. Exame de precário valor semiológico que, eventualmente, contribui na inviabilidade da execução da Linfografia. É útil na Cirurgia de esvaziamento ganglionar para localizar linfonodos durante o ato cirúrgico.
Técnica: injeção intradérmica de Substância corante absorvida mais intensamente pelo Sistema linfático. Utiliza-se o Patente Blue Violet a 5%, misturado com líquido que contém Anestésico em partes iguais. A injeção é feita nos interdígitos do Membro a ser estudado, usando-se 2ml da mistura para cada interdígito.
Interpretação dos resultados: forma-se, logo de início, um borrão no local da injeção e, em alguns minutos, verificam-se, por transparência, estrias correspondentes aos canalículos Linfáticos que absorveram o corante, localizadas no Dorso do pé, na fase interna da Perna ou da mão e do Braço. As estrias, lineares, vão caminhando em Sentido Cranial e se dicotomizam conforme sua progressão. Se os gânglios satélites são superficiais pode-se, após o tempo necessáriopara sua impregnação, vê-los por transparência. Quando há linfedema, os aspectos mudam. A Mancha no local da injeção amplia-se em Sentido cranial, de maneira irregular e não se observa a formação das estrias. Surge um pontilhado grosseiro e irregular determinado pelas vias colaterais que o corante percorre. Em algumas ocasiões, visualizam-se estrias delgadas, em situação inesperada, como na Face Plantar do pé ou palmar da mão. Após tempo muito Superior ao normal, as estrias podem dar lugar a áreas de deposição de contraste, de Forma irregular e pontilhado fino, situadas na Perna ou no Braço. São áreas pequenas que se localizam em geral na Face interna da Perna. Quando o obejtivo é corar os gânglios inguinais e pélvicos, por exemplo, injeta-se o corante em todos os interdígitos de ambos os pés e, após 30 minutos a uma hora, todos os gânglios do Sistema estarão corados, possibilitando sua exérese seletivamente. Utiliza-se, também, a Linfocromia para facilitar a visualização de gânglios inguinais ou axilares quando se pretende realizar Linfografia por punção direta do Gânglio após sua Dissecção.
Análise crítica de seu valor: o exame, portanto, tem indicações precisas e valor prático relativamente pequeno no estudo semiológico das doenças linfáticas. É inócuo, traz ao doente um Mínimo de desconforto. O local da injeção permanece corado por muitos dias e, como a Eliminação do corante é por via renal, a Urina se apresenta esverdeada nos dois dias imediatos à realização do exame. Ver: Linfedema.