Chumbo

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 17h27min de 11 de setembro de 2011 por Aamato (discussão | contribs) (uma edição)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Pb; número atômico – 82; peso atômico – 207,2; grupo da tabela – 14; configuração eletrônica – [Xe].4f14.5d10.6s2.6p2; Classificação – metal; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal branco-acinzentado brilhante, dúctil e macio. É conhecido desde a antiguidade e considerado como o metal mais antigo. Raramente ocorre livre na natureza. É mais comum encontrá-lo em minerais, como a galena (PbS), seu principal mineral, de onde é extraído pela queima ao ar, transformando o mineral em óxido de Chumbo (PbO), que por sua vez, é reduzido pelo Carbono em alta temperatura, formando o Chumbo metálico (Pb), com liberação de Monóxido de carbono (CO). Registros do conhecimento do Chumbo pelo homem, datam de, pelo menos, 4000 anos a.C.. Era minerado no Antigo Egito e considerado um Tipo Inferior de Prata; era usado em imagens sagradas e, em Forma de lâminas, como cobertura para madeira. Na Babilônia o Chumbo laminado era usado como revestimento de parede, para proteger da umidade. A Roma Antiga Tinha um incrível Sistema de abastecimento de Água com tubulações feitas de chumbo, com até 40 km de extensão entre os lagos e as cidades. Além das tubulações de água, era usado numa variedade de outros produtos, como Utensílios domésticos e Envenenamento com Chumbo - citado em vários momentos da História.
Ocorre também numa variedade de minerais: Anglesita - PbSO4; Cerusita - PbCO3; Crocoíta - PbCrO4. As reservas mundiais de Chumbo estão distribuídas pelos seguintes países: Austrália, Rússia, Estados Unidos, México, Canadá, Perú e Marrocos.
Ocorrência no Brasil - Há inúmeras ocorrências de Chumbo no Brasil, porém, poucas tem revelado potencial econômico efetivo. O Chumbo pode ser encontrado nos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás.
Usos e aplicações - revestimento de cabos e encanamentos; inseticidas; Isolamento acústico; equipamentos de proteção contra Radiação (raios -x); munição para armas de fogo; frascos para líquidos corrosivos; solda para aparelhos eletrônicos; o óxido de Chumbo é usado na fabricação de cristais finos e lentes com Auto grau de refração; o metal e seu dióxido é usado em baterias para carros; fabricação de tintas; o Chumbo tetraetila, Pb(C2H3)4, é usado na fabricação da gasolina como antidetonante.
Intoxicação pela absorção ou ingestão do Chumbo afetando o cérebro, os sistemas nervoso e digestivo e também o Sangue.
(ref. Decreto n. 3.048 de 06/05/1999 – Agente causador de doenças do Trabalho) Outras anemias devidas a transtornos enzimáticos (D55.8); Anemia Sideroblástica secundária a toxinas (D64.2); Hipotireoidismo devido a substâncias exógenas (E03.-); Outros transtornos mentais decorrentes de Lesão e Disfunção cerebrais e de Doença física (F06.-); Polineuropatia devida a outras agentes tóxicos (G52.2); Encefalopatia Tóxica Aguda (G92.1); Encefalopatia Tóxica Crônica (G92.2); Hipertensão Arterial (I10.-); Arritmias Cardíacas (I49.-); Cólica do Chumbo (K59.8); Gota Induzida pelo Chumbo (M10.1); Nefropatia Túbulo-Intersticial induzida por metais pesados (N14.3); Insuficiência Renal Crônica (N17); Infertilidade Masculina (N46); Efeitos Tóxicos Agudos (T56.0)
(ref. trabalhos que contém Risco) Extração de minérios, metalurgia e refinação do Chumbo; fabricação de acumuladores e baterias (placas); fabricação e emprego de chumbo-tetraetila e chumbo-tetrametila; fabricação e aplicação de tintas, esmaltes e vernizes à Base de Compostos de Chumbo; fundição e laminação de chumbo, de bronze, etc; fabricação ou Manipulação de ligas e Compostos de Chumbo; fabricação de objetos e artefatos de chumbo, inclusive munições; vulcanização da borracha pelo litargírio ou outros Compostos de Chumbo; soldagem; indústria de impressão; fabricação de vidro, cristal e Esmalte vitrificado; sucata, ferro-velho; fabricação de pérolas artificiais; olaria; fabricação de fósforos.