Unha
Cuidados - devem ser aparadas periodicamente. Os atletas devem usá-las curtas, pois Caso contrário elas podem ferir os companheiros ou adversários e podem também quebrar-se, ferindo o próprio atleta. Elas devem ser tratadas e estar sempre limpas.
As dos pés devem ser aparadas corretamente para que lateralmente não encravem. A remoção das cutículas e das hiperqueratoses de seus lados garantem uma Higiene completa.
Em situações patológicas, às vezes mantidas ou desencadeadas pelo Hábito ou pelo Tipo de Trabalho que obriga a manter as mãos na Água ou sob forte umidade, as Micoses proliferam facilmente. Assim, aparecem onicomicoses que, popularmente, são chamadas de unheiro.
Nomina Anatômica - (ref. tegumento comum) [matriz, vale, corpo, raiz, lúnula, Margem oculta, Margem lateral, Margem livre, perioníquio, eponíquio, hiponíquio].
Nomina histológica'' - (ref. Anexos da Pele) [leito ungueal, Sulco ungueal, Raiz da Unha (matriz ungueal), Corpo da unha, Placa ungueal, Eponíquio (cutícula), hiponíquio].
(ref. CID10) Afecções das unhas em outras doenças, (L62.8)
Afecções das unhas, (L60)
Afecções das unhas, não especificadas, (L60.9)
Baqueteamento das unhas, (R68.3)
Candidíase das unhas, (B37.2)
Comer unhas, (F98.8)
Dermatofitose da unha, (B35.1)
___ encravada, (L60.0) Sin. onicocriptose
Representa a condição pela qual a borda Lateral da Unha cresce penetrando em seu próprio leito. Causada por fatores: extrínsecos, como calçados não adequadamente ajustados; intrínsecos, devidos a anomalias anatômicas do pé, congênitos ou adquiridos, determinando Marcha incorreta e sistêmicos, como Alterações geriátricas, obesidade, além de outras. O problema costuma ser predominante em uma das laterais, caracterizado pelo encurvamento, hipergranulação no canto, Inflamação e supuração. A profilaxia consiste em impedir a penetração da Unha no Sulco lateral, o que muitas vezes pode ser conseguido com o Corte correto da unha, ou seja, transversalmente em Ângulo reto, e com o uso de sapatos adequados que não apertem, e nem deformados que não sustentem o pé corretamente. No Caso de Infecção ela deve ser drenada e a porção da Unha que estiver encravada deve ser seccionada e apoiada sobre algodão de maneira a proteger a Área cruenta. Nos casos avançados, com grande Infecção e granulação exagerada, impõe-se a extração. É fundamental o estudo das condições circulatórias do Paciente para que a extração não ocorra em isquêmicos ou diabéticos, o que poderá desencadear Gangrena.
Hipertrofia e alargamento das unhas, (Q84.5)
Infecção das unhas, (L03.0)
Malformação congênita das unhas sem outra especificação, (Q84.6)
Outras afecções das unhas, (L60.8)
Síndrome de Rótula em unha, (Q87.2)
Tinha das unhas, (B35.1).