Tungstênio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – W; número atômico – 74; peso atômico – 183,84; grupo da tabela – 6; configuração eletrônica – [Xe].4f14.5d4.6s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal cuja coloração varia entre o cinza brilhante e o cinza claro. O elemento com grau de pureza elevado pode ser cortado por uma serra, forjado, torcido, prensado e alongado. Quando impuro, ele é quebradiço e apresenta Dificuldade de ser trabalhado.
O metal já era usado no reino do imperador chinês Kang-Hsi (1662-1722), como corante para porcelana (vermelho claro), sendo atualmente a mais rara e mais cara das porcelanas existentes. O nome do metal é formado pelas palavras suecas “tung” e “sten”, significando pedra pesada. Em 1779, Peter Woulfe pesquisou um mineral conhecido como wolfranita - (Fe,Mn)WO4 e concluiu que este poderia conter uma nova Substância. Em 1781, Carl Scheele provou que o minério de tungstênio, sheelita - CaWO-4 - continham um Ácido peculiar (ácido tungstico - H2WO4). Em 1782, Os Irmãos Juan José e Fausto D’Elhuyar, pesquisando a wolfranita, encontraram um Ácido idêntico ao Ácido de Tungstênio encontrado por Sheele. Eles obtiveram o Tungstênio pela redução do óxido do metal com Carbono. O Tungstênio tem o símbolo W por ter sido chamado de wolfrânio na época de seu descobrimento (wolfram, em menção ao mineral wolfranita). O nome wolfram ainda é usado na Alemanha.
O Tungstênio é encontrado na natureza, na Forma combinada, nos seguintes minerais: wolfranita - (Fe,Mn)WO4; sheelita - CaWO4; nuebnerita: MnWO4; ferbita - FeWO4. Depósitos importantes do metal são encontrados nos Estados Unidos (na Califórnia), Coréia, Bolívia, Rússia, Portugal e principalmente na China, que detém 75% das reservas mundiais.
Ocorrência no Brasil - O Brasil foi o primeiro país da América Latina a exportar minério de Tungstênio em quantidades comerciais. As principais reservas do país estão nos Estados do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Pará.
Usos e aplicações - na indústria do aço@b;/b@ que absorve 90% da produção mundial; o carbeto de Tungstênio tem grande importância na indústria petrolífera; filamentos de lâmpadas incandescentes; tubos de imagens para televisores.
Carbonetos metálicos de ___ sintetizados, (ref. Decreto n. 3.048 de 06/05/1999 – Agente causador de doenças do Trabalho) Outras Rinites Alérgicas (J30.3); Asma (J45.-); Pneumoconiose devida a outras poeiras inorgânicas especificadas (J63.8)
(ref. trabalhos que contém Risco) Produção de carbonetos sintetizados (mistura, pulverização, modelado, aquecimento em forno, ajuste, Pulverização de precisão), na fabricação de ferramentas e de componentes para máquinas e no afiamento das ferramentas. Trabalhadores situados nas proximidades e dentro da mesma oficina.