Tiques

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(CID10 - F95) Grupo de síndromes, caracterizadas pela presença evidente de um tique. Um tique é um movimento motor (ou uma vocalização) involuntário, rápido, Recorrente e não-rítmico (implicando habitualmente grupos musculares determinados), ocorrendo bruscamente e sem finalidade aparente. Os Tiques são habitualmente sentidos como irreprimíveis, mas podem em geral ser suprimidos durante um Período de tempo variável. São freqüentemente exacerbados pelo Stress e desaparecem durante o Sono. Os Tiques motores simples mais comuns incluem o piscar dos olhos, movimentos bruscos do pescoço, levantar os ombros e fazer caretas. Os Tiques vocais simples mais comuns comportam a limpeza da garganta, latidos, fungar e assobiar. Os Tiques motores complexos mais comuns incluem se bater, saltar e saltitar. Os Tiques vocais complexos mais comuns se relacionam à repetição de palavras determinadas, às vezes com o emprego de palavras socialmente reprovadas, freqüentemente obscenas (coprolalia) e a repetição de seus próprios sons ou palavras (palilalia).
Tique doloroso (tic douloureux), (G50.0)
___ motor ou vocal crônico, (F95.1) Transtorno que responde aos critérios de um tique, caracterizado pela presença que de Tiques motores, quer de Tiques vocais mas não os dois ao mesmo tempo. Pode-se tratar de um tique isolado, ou mais freqüentemente, de Tiques múltiplos, persistindo durante mais de um ano.
Tique não especificado, (F95.9)
___ transitório, (F95.0) Transtorno que responde aos critérios gerais de um tique, mas que não persiste além de doze meses. Trata-se habitualmente do piscamento dos olhos, mímicas faciais ou de movimentos bruscos da Cabeça.
Tiques induzidos por Droga e outros tipos de origem orgânica, (G25.6)
___ vocais e motores múltiplos combinados [doença de Gilles de la Tourette], (F95.2) Transtorno caracterizado em um momento qualquer durante o curso da Doença por Tiques motores múltiplos e um ou mais Tiques vocais, não necessariamente simultâneos. O transtorno se agrava habitualmente durante a Adolescência e persiste freqüentemente na Idade adulta. Os Tiques vocais são freqüentemente múltiplos, com vocalizações, limpeza da Garganta e grunhidos repetidos e explosivos, e por vezes, emissão de palavras ou frases obscenas, associadas em certos casos a uma Ecopraxia gestual que pode ser igualmente obscena (copropraxia).