Tecnécio
[símbolo químico – Tc; número atômico – 43; peso atômico – 98 (isótopo mais estável); grupo da tabela – 7; configuração eletrônica – [Kr].4d5.5s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal radioativo, cinza prateado que se oxida lentamente em presença da umidade do ar. Foi o primeiro elemento a ser produzido artificialmente em laboratório. A sua descoberta foi atribuída a Carlos Perrier e Emilio Segre que, em 1939, obtiveram o elemento utilizando o cicloton, bombardeando uma amostra de molibidênio (Mo) com isótopos pesados de Hidrogênio (deutério), em Berkeley, Califórnia (EUA).
O Tecnécio não é encontrado na Crosta terrestre, devido ao seu curto Período de meia-vida. Foi detectada a presença do elemento em estrelas, através de técnicas especiais envolvendo teorias de evolução estelar e a síntese dos elementos.
Usos e aplicações - Fonte de Radiação para reatores nucleares; protetor contra Corrosão dos aços; excelente supercondutor; na medicina, é usado em Diagnóstico de células cancerígenas; em detectores de radioatividade.