Pós-Graduação no sentido estrito

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Como se pode depreender do Parecer Sucupira, a Pós-Graduação “stricto sensu”, ou seja, o mestrado e o doutorado, representa o requinte no aprimoramento intelectual do Indivíduo. É o que, institucionalizado, há de melhor para qualificar intelectualmente o jovem, sendo característica marcante da Pós-Graduação o estreito vínculo entre ensino e pesquisa. A exigência de uma carga didática ativa, em que o aluno da Pós-Graduação deve ministrar aula, dá a ele maior clareza de idéias, obrigado que estará, ao explicar a seus alunos, a aprender a expôr idéias com clareza e em profundidade.
Os cursos têm sempre um forte contingente participativo, o que o leva a conhecimento aprofundado de temas sobre os quais versam. Sempre que possível, referem-se à experiência de pesquisadores que têm trabalhos profundos sobre a matéria. Mas, é da pesquisa que o curso retira a sua maior força, pois o aluno têm, ou deve ter sempre, a orientação efetiva de um pesquisador experimentado, desenvolvendo um tema dentro da “linha de pesquisa” deste.
A pesquisa é a “fonte geradora de idéias novas”, o ponto Crítico que distingue a Universidade das demais instituições, pelo seu absoluto compromisso com a verdade, sem preocupação imediatista, e de maneira metódica e sistemática.
A instituição dos Cursos de Pós-Graduação dentro das Universidades representa um rejuvenescimento de sua força de pesquisa, uma vez que ela prepara os Recursos Humanos para a Nação.
O Programa pode ser feito, no mínimo, em dois anos para o Mestrado e três para o Doutorado e, no máximo, em tempos variáveis de acordo com os Estatutos de cada entidade. Não há obrigatoriedade de ser feito em duas etapas, Mestrado e Doutorado, sendo permitida, sob certos requisitos, a matrícula imediata no segundo nível.
O mérito do Curso de Pós-Graduação está em preparar o Professor com Capacidade de gerar conhecimentos novos. O vínculo da docência e pesquisa dá ao Indivíduo a habilidade de pensar cientificamente, sabendo interpretar criticamente os conhecimentos. Trata-se de valioso aprimoramento intelectual, verdadeiro formador de elite pensante, estimulando a permanente busca da verdade. Posição anatômica, posição do Corpo humano convencionada para descrevê-lo.
Indivíduo de pé, olhando para a frente ao longe, com os membros superiores pendentes ao longo do corpo, palmas das mãos voltadas para a frente, pés unidos com as pontas ligeiramente afastadas.