Fischer, Emil Hermann
Químico alemão (Euskirchen, 1852 – 1919).
Conhecido pela descoberta da síntese dos açúcares em 1887 e a seus ensaios a respeito das substâncias Corantes.
Descobriu, ainda estudante, os principais Derivados orgânicos da hidrazina e estabeleceu sua relação com os Compostos diazo, descobrindo a fenilhidrazina e suas combinações com os açúcares simples, como a glucose. Realizou ainda estudos sobre as propriedades do Ácido úrico, a cafeína, a Teobromina e Derivados da purina.
Ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1902 por seus trabalhos na estrutura e sínteses de açúcares e outras substâncias orgânicas como a purina.
Desenvolveu ainda importantes pesquisas sobre os polipeptídeos e sobre a química das proteínas, cujas estruturas químicas analisou e demonstrou a possibilidade de suas sínteses In vitro, criando a química das Enzimas em 1907. Seus trabalhos sobre a composição e fabrico de substâncias corantes, sobretudo os Derivados fenílicos do metano, e o prosseguimento de seus estudos sobre os açúcares, e a Identificação dos isômeros e estereoisômeros, contribuíram decisivamente para o Progresso da indústria químico-farmacêutica, além do desenvolvimento da Quimioterapia. Muitos Compostos orgânicos sintetizados por ele foram, mais tarde, utilizados como medicamentos, como o Veronal, assim denominado em homenagem a cidade de Verona.