Ecocardiograma
___ de Estresse farmacológico, o coração, em algumas situações, precisa ser estudado durante o Aumento do seu Trabalho quando o consumo de Oxigênio é maior. No caso, o Estresse químico é feito com o uso da dobutamina, que aumenta a freqüência cardíaca. É utilizado para avaliar a Viabilidade miocárdica, ou seja, estudar áreas do Miocárdio que apresentam a motilidade alterada no Repouso e com o Estresse melhoram, vice e versa, ou definem áreas realmente acinéticas.
___ fetal convencional, permite o estudo do Feto através do Abdome materno. Na Gravidez de alto Risco é importante estudo mais aprofundado do Feto.
___ transesofágico, está indicado em casos que, por limitação técnica, o exame transtorácico não esclareceu o Diagnóstico ou não pôde definir detalhes anatômicos e funcionais relevantes do Coração. Permite imagem com maior nitidez devido a sua proximidade com o Coração. Ex.: em Comunicação interatrial, vegetações pequenas, trombos.
___ Transesofágico intra-operatório, o exame ecocardiográfico Transesofágico realizado durante a Cirurgia cardíaca com a finalidade de avaliar seu resultado ainda com o Tórax aberto e fazer os reajustes finais.
V.g. numa Reparação valvar estudando seu gabarito e orifício.
___ transoperatório epicárdico, o exame ecocardiográfico Transesofágico realizado durante a Cirurgia cardíaca com a finalidade de avaliar seu resultado ainda com o Tórax aberto e fazer os reajustes finais só que com o “probe” na superfície cardíaca por via transesofágica.
(ref. CID10) Ecocardiograma sem outra especificação anormal, (R93.1)