Calosidade

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

(CID10 – L84) aparecem nas mãos e nos pés e resultam de um espessamento exagerado da camada côrnea da Epiderme. Trata-se de uma Hiperqueratose desencadeada pelo Atrito.
Os pés normalmente têm três apoios: dois anteriores - Lateral e medial, correspondendo à Cabeça do primeiro e quinto Osso metacarpiano - e o Posterior no Calcanhar. Com a Idade ou em decorrência de problema congênito, as arcadas arreiam. A primeira a ceder é a transversa. O pé torna-se plano - pé chato - aumentando o Contato da Face Plantar com o solo quando o Indivíduo anda ou fica de pé. Esse Contato mais extenso determina, com o deambular, o aparecimento de Calosidade em extensão maior.
O uso das palmilhas, levantando passivamente as arcadas, corrige durante seu uso a Deficiência e se usada sempre pode impedir o aparecimento das manifestações secundárias. Ela é um suporte que levanta a arcada arreada enquanto está sendo usada; nada faz para reforçar as estruturas. O uso descontínuo das palmilhas não só é inútil como pode agravar a Sintomatologia dolorosa. As mulheres usando sapatos abertos ou sandálias não conseguem usá-las sempre. Os obesos, pela maior sobrecarga imposta aos pés, têm o peso como fator desencadeante e Agravante desses problemas. O uso de sapatos de ponta fina costuma propiciar problema ortopédico: o halux Valgo, que o povo chama de Joanete e que também costuma ser sede de Calosidade.
Outro local de aparecimento de Calosidade é o quinto dedo do pé, pelo atrito, quando os sapatos são apertados. O Calcanhar também é sede de calosidade, que pode agravar-se com a instalação de rachaduras no fundo das quais facilmente se focalizam Micoses e infecções secundárias.
A Higiene do pé nesses casos implica num Tratamento cuidadoso com hidratante, querotolíticos e antimicóticos, bem como com o concomitante lixamento, com motor elétrico ou manualmente, com remoção com pedra pome, limas ou ralos, sempre após hidratar a Pele.