Acreditação

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
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Visa a melhoria da Qualidade do atendimento prestado. Trata-se de uma demanda crescente da rede de hospitais públicos e privados. A gestão dos serviços de saúde, o Aumento crescente dos custos do cuidado médico, a necessidade de atender aos direitos do Consumidor dos serviços de saúde, as expectativas crescentes quanto às “boas práticas” hospitalares e à Ética profissional, a garantia da segurança no atendimento e nos procedimentos médico-hospitalares são problemas que exigem métodos inovadores para seu adequado enfrentamento.
A Acreditação possibilita: ampliar a segurança dos usuários e utilização dos serviços; introduzir a Qualidade como um Processo permanente de aprimoramento institucional; buscar maior Eficiência e efetividade do atendimento; racionalizar a utilização de recursos humanos, financeiros e tecnológicos; desenvolver e aprimorar de maneira contínua os recursos humanos; colocar ao dispor de profissionais e hospitais referenciais de excelência dos Cuidados prestados, em torno dos quais possam reorganizar suas práticas, diminuir riscos para os pacientes e profissionais e melhorar o desempenho institucional; obter Avaliação objetiva do desempenho da organização, utilizando uma abordagem em que a Avaliação está centrada no Processo do cuidado ao paciente, e demonstrar padrões de excelência para clientes e financiadores ampliando o diferencial de Qualidade em um mercado cada vez mais competitivo. [Acreditação: um novo conceito em Qualidade de Saúde (modificado)].