Ossos chatos
O mesmo com predominância de duas dimensões. Para os ossos do crânio, o Tecido reticular é mais grosseiro e denominado diploe.
O Tecido ósseo desaparece e desenvolve em Função do uso [mandíbula sem Dentes é atrofiada].
O Tecido ósseo é plástico e modelado pelos Órgãos vizinhos [v.g. a abóboda craniana é que se molda pela Substância óssea].
Metabolismo: durante toda a vida há uma destruição e substituição do Tecido ósseo.
Arquitetura: as trabéculas ósseas orientam-se por determinadas forças mecânicas que fazem com que haja uma orientação dominante e também rarefação.
Sistemas de trajetórias de Pressão e de tração que permite estudar de maneira indireta a ação dos músculos.
Tecido ósseo compacto: formado pela unidade óssea funcional denominado osteoma (sistema de Havers), constituído de lâminas e células concêntricas e o Canal Central. Os osteomas destroem-se e se reconstroi continuamente.
Placa calcârea em Cartilagem não a torna Osso.
Para ser Osso é necessário que tenha arranjo microscópico.
Tipos de Ossificação [há dois]: dentro de Cartilagem e a seu nível determinando conseqüentemente dois tipos de crescimento, nítido no Osso longo, quando na Cartilagem de crescimento, o Crescimento é um comprimento [mais lento] em grossura pelo Periósteo.
Centro do Ossificação: Osso longo tem dois centros epifisários e um diafisário [centros primários]; Osso curto tem um centro [primário].
há centros de Ossificação secundário.