Túlio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Tm; número atômico – 69; peso atômico – 168,93421; grupo da tabela – 3; configuração eletrônica – [Xe].4f13.6s2; Classificação – metal de transição interna; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado, macio, maleável e dúctil. Pode ser cortado com um faca. São conhecidos 25 isótopos do elemento. Na sua Forma pura, é estável. É o décimo terceiro elemento da série dos lantanídios.
Em 1879, o sueco Per Theodor Cleve descobriu dois novos elementos como impurezas em amostras da terra érbia (óxido de érbio), nomeando um deles como Túlio.
O Túlio ocorre em pequenas quantidades com outras terras raras, em vários minerais. A monazita, XPO4 (X=Ce,La,Y ou Th), contem 0,07% de Túlio e pode ser encontrada nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, África, Espanha, Rússia, África, Espanha, Índia e Brasil. O Túlio é o mais escasso dentre as terras raras e, segundo descobertas de novas ocorrências, se assemelha em raidade ao Ouro (Au), Prata (Au) e Cádmio (Cd).
Ocorrência no Brasil - Os principais depósitos de monazita do país se estendem do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro.
Usos e aplicações - na fabricação de ferritas.