Titânio
[símbolo químico – Ti; número atômico – 22; peso atômico – 47,867; grupo da tabela – 4; configuração eletrônica – [Ar].3d2.4s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado, dúctil, quebradiço, resistente a Corrosão e inflamável.
Ele foi descoberto em 1791, por William Gregor, um padre inglês e químico amador. Gregor, analisou uma amostra de areia preta da região de Manaccan Valley em Cornwall (ilmenita - FeTiO3), descobriu a existência de um novo elemento. Quatro anos depois, o químico alemão Klaproth redescobriu o elemento no minério de rutilo (TiO2). Ele deu o nome de titânio, da mitologia grega titans(filhos da terra).
Ocorre na Forma combinada em minérios, não sendo encontrado livre na Crosta terrestre. Suas principais fontes são: Ilmenita (FeTiO3 ); rutilo (TiO2); titanomagnetita (CaTiSiO3). Os maiores produtores mundiais de Titânio são os Estados Unidos, a Índia, Canadá e a Noruega.
Ocorrência no Brasil - a ilmenita tem como sua maior Fonte de extração as areias das praias, onde ocorre misturada com outros minerais. É facilmente reconhecida pela coloração escura que seus grânulos conferem à areia. É extraída nos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, e nos Estados do Sul do país. O Brasil tem uma parcela considerável na produção mundial de Titânio.
Usos e aplicações - ligas especiais são principalmente usadas em aeronaves e mísseis; partes de navios que são expostas a Água salgada; produção de pedras preciosas (safira e rubi); componente de tintas (dióxido de Titânio - TiO2); bicicletas de competição; ligas com Alumínio (Al), Molibdênio (Mo), Manganês (Mn), Ferro (Fe) e outros metais.