Neopênis
A reconstrução parcial ou total do Pênis é Procedimento cirúrgico muito mais freqüente do que a sua construção, devido a maior Incidência de traumatismo, lesando-o. Dependendo da extensão da Lesão e das condições do restante, tudo vai ocorrer como na construção de um neopênis, levando-se em conta que a Lesão do Corpo cavernoso o condena, pois qualquer tentativa de Reparação é inviável, pois estão fadados à trombosar. A construção de um Pênis é feita usando um Retalho de Pele do Abdome de doze por cinco centímetros, pediculado e irrigado pela Artéria epigástrica Superficial. O Retalho liberado é suturado unido às bordas de maneira a formar um Tubo. Nesse mesmo tubo, através de duas pregas longitudinais ventrais constrõe-se outro Tubo com Sutura das bordas laterais que, imbutida assim no Tubo maior, vai funcionar como uretra, enquanto os lados livres do Tubo maior suturados resultam no Neopênis. No interior deste é introduzida uma Prótese peniana de Silicone. Os Grandes lábios descolados resultam nas bolsas onde são implantadas as esferas de Silicone que, esteticamente, assemelham-se aos testículos.
Neopênis, construção cirúrgica de pênis, com Retalho de Pele do abdome, com pedículo vascularizado, com prega para funcionar como Uretra e implantado Prótese para aprimorar a semelhança do Pênis.
Melhores resultados cirúrgicos são obtidas na Restauração do Pênis nos casos de traumatismos, graças à inervação pré-existente.