Lenocínio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

Crime de exploração da Prostituição de outrem.
Inculcação, instigação de mulheres, Crime consistente no estímulo do comércio carnal Ilícito sob promessas ou ameaças ou apenas palavras para que a mulher satisfaça os atos de Lascívia do homem.
(ref. Capítulo V - Parte especial – Título VI – Dos crimes contra os Costumes - Código Penal - Decreto-Lei n. 2.848) Mediação para servir a Lascívia de outrem, Art. 227 - Induzir alguém a satisfazer a Lascívia de outrem: Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos.
§ 1º - Se a vítima é maior de 14 (catorze) e menor de 18 (dezoito) anos, ou se o Agente é seu ascendente, descendente, marido, irmão, tutor ou curador ou Pessoa a que esteja confiada para fins de educação, de Tratamento ou de guarda: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
§ 2º - Se o Crime é cometido com emprego de violência, Grave ameaça ou Fraude: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, além da Pena correspondente à Violência.
§ 3º - Se o Crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.
Favorecimento da prostituição, Art. 228 - Induzir ou atrair alguém à prostituição, facilitá-la ou impedir que alguém a abandone: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.
§ 1º - Se ocorre qualquer das hipóteses do § 1º do artigo Anterior: Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos.
§ 2º - Se o crime, é cometido com emprego de violência, Grave ameaça ou Fraude: Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos, além da Pena correspondente à Violência.
§ 3º - Se o Crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.
Casa de prostituição, Art. 229 - Manter, por conta própria ou de terceiro, casa de Prostituição ou lugar destinado a encontros para fim libidinoso, haja, ou não, intuito de lucro ou mediação direta do proprietário ou Gerente: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
Rufianismo, Art. 230 - Tirar proveito da Prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça: Pena - reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
§ 1º - Se ocorre qualquer das hipóteses do § 1º do art. 227: Pena - reclusão, de 3 (três) a 6 (seis) anos, além da multa.
§ 2º - Se há emprego de Violência ou Grave ameaça: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, além da multa e sem prejuízo da Pena correspondente à Violência.
Tráfico de mulheres, Art. 231 - Promover ou facilitar a entrada, no território nacional, de mulher que nele venha exercer a prostituição, ou a saída de mulher que vá exercê-la no estrangeiro: Pena - reclusão, de 3 (três) a 8 (oito) anos.
§ 1º - Se ocorre qualquer das hipóteses do § 1º do art. 227: Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 10 (dez) anos.
§ 2º - Se há emprego de violência, Grave ameaça ou fraude, a Pena é de reclusão, de 5 (cinco) a 12 (doze) anos, além da Pena correspondente à Violência.
§ 3º - Se o Crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.
Art. 232 - Nos crimes de que trata este Capítulo, é aplicável o disposto nos arts. 223 e 224.
___ gratuito, quando o Indivíduo não objetivou vantagem em pecúnia.
___ lucrativo, quando o Agente visa resultado em pecúnia. Ver: Caftismo, Lascívia, Rufião.