DNA, – ácido desoxirribonucleico
nomina citológica (ref. Mitose) Mecanismo de divisão do DNA, carrega a codificação Genética da mensagem Genética.
Moléculas de DNA dentro do Cromossomo.
Composto de duas fitas que se encaixam [semelhante a um feixe eclair].
Complementariedade química entre as duas fitas que possibilita alinhamento entre elas.
Molécula que codifica os genes.
Responsáveis pela estrutura e Função dos organismos vivos.
Permite a Transmissão de informações genéticas através das gerações.
___ complementar (cDNA), DNA sintetizado a partir de um padrão de RNA mensageiro, através da Enzima transcriptase reversa.
___ , estudo, a modernidade em conhecimentos é, no campo da pesquisa científica em medicina, baseada até a última década nos limites da Célula. Com o advento de Biologia molecular houve uma reformulação dos conceitos e a profundidade das investigações que já eram avançadas. Com a determinação do Ácido desoxirribonucléico - DNA, o exame químico de pequeno fragmento de Tecido em qualquer Estado natural vivo ou em decomposição, é possível identificar sua estrutura molecular e assim saber, de maneira incontestável, qual o gênero e a espécie, do animal ou vegetal ao qual ele pertence.
___ genômico, seqüência de DNA cromossômico de um Gene ou Segmento.
___ intergênico, DNA não transcrito de Função desconhecida (grande proporção do DNA total).
___ mitocondrial, DNA no Cromossomo circular das mitocôndrias (são organelas citoplasmáticas que possuem seu próprio DNA).
É herdado da mãe.
___ -polimerase, Enzima que sintetiza novo filamento de DNA, usando filamento de DNA (previamente sintetizado como padrão).
___ recombinante, molécula de DNA construída a partir de segmentos de mais de uma molécula de DNA parental.
___ repetido, seqüências de DNA (presentes em múltiplas cópias no genoma).
___ satélite, nomina citológica (ref. Mitose) DNA contendo muitas repetições em tandem de uma unidade básica curta (não confundir com satélite cromossômico).
___ , utilização prática, (ref. Investigação da paternidade) oferece extremo grau de segurança. De maneira genérica, esta determinação pode ser feita antes ou depois do Nascimento da criança, após a Morte do suposto pai, ou mesmo, após a Morte da mãe.