Argônio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Ar; número atômico – 18; peso atômico – 39,948; grupo da tabela – 18; configuração eletrônica – [Ne].3s2.3p6; Classificação – gás nobre; Estado físico – gasoso (T=298K)].
Gás incolor, inodoro e insípido, mais pesado que o ar. É classificado como gás nobre, por ser quimicamente inerte.
Em 1785, Henry Cavendish, investigou o Nitrogênio atmosférico (N2), concluindo que aproximadamente 1/120000 partes do ar poderiam ter alguns constituintes inertes. Em 1785, Lord Rayleigh e Sir William Ramsay, baseando-se nos estudos de Cavendish, observaram que o Nitrogênio preparado pela separação do Oxigênio do ar, era 0,5% mais denso do que o Nitrogênio decorrente de fontes químicas, como a amônia (NH3). O gás pesado remanescente da separação do Nitrogênio e do Oxigênio do ar atmosférico, foi o primeiro gás nobre a ser descoberto e isolado na Terra. Hoje em dia, o Argônio tem importantes aplicações comerciais e é isolado em grande escala; um dos meios de obtê-lo é pela Destilação fracionada de ar líquido. O Argônio não se combina com outros Elementos químicos na natureza, mas por ser um gás, está misturado com outros gases no ar. Estima-se que cerca de 1,3% da atmosfera seja de Argônio.
Não se tem registro da ocorrência natural do gás formando Compostos ou incorporado à minerais.
Usos e aplicações – tubos florescentes; lâmpadas incandescentes e florescentes; usado só ou combinado com CO2, como controladores de sistemas de solda; produção de aço, em sistemas que necessitam de atmosfera inerte; fabricação de aparelhos eletrônicos.