Bunsen, Robert Wilhelm
Químico, inventor e Professor alemão (Göttingen, 1811 – 1899).
Inventor do Aparelho que leva seu nome, o Bico de Bunsen, um Aparelho queimador de gás que produz uma chama com alto Poder calorífico, com o qual iniciou um pioneiro estudo da Análise espectral (1859).
Descobriu que o óxido de Ferro é um importante Antídoto contra o Arsênio e seus Compostos (1834). Pesquisou sobre Compostos orgânicos e gases e posteriormente com correntes elétricas (1837-1842), quando estabeleceu as premissas para as investigações dos Compostos organometálicos e inventou um novo Tipo de pilha, com a qual obteve uma corrente elétrica mais poderosa, que lhe permitiu, por processos eletrolíticos, isolar o cromo, o manganês, o magnésio, o Alumínio e outros metais (1841).
Em colaboração com Kirchhoff, estabeleceu a Análise espectral e assim descobriu o Césio e o Rubídio (1861). Aperfeiçoou processos eletrolíticos e inventou vários outros aparelhos de grande utilidade prática em laboratório, entre eles a pilha de Carvão, os calorímetros de gelo (1870) e de vapor (1887) e a Trompa d’água. Seus estudos também permitiram as primeiras pesquisas sobre os gases dissolvidos no Sangue.