Gálio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 17h27min de 11 de setembro de 2011 por Aamato (discussão | contribs) (uma edição)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Ga; número atômico – 31; peso atômico – 69,723; grupo da tabela – 13; configuração eletrônica – [Ar].3d10.4s2.4p1; Classificação – metal; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal sólido, podendo ser líquido próximo à Temperatura Ambiente (302K), o metal puro apresenta uma cor prateada, ao se solidificar ele se expande em 3,1%, não podendo ser guardado em frascos de vidro. É escasso na natureza, onde ocorre em quantidades traço em minérios de zinco, de manganês, Alumínio e Ferro.
Em 1871, Dimitri Ivanovich Mendeleev previu a existência e propriedades de um elemento após o Zinco (Zn) na Tabela periódica e deu o nome de eka aluminum, sendo descoberto espectroscopicamente por Lecoq de Boisbandran em 1875, onde no mesmo ano, obteve o metal livre por eletrólise de uma Solução do hidróxido de Gálio [Ga(OH)3] com Hidróxido de potássio (KOH).
Pode ser obtido como subproduto da extração do Zinco no minério de Zinco ou da extração do Ferro no minério de Ferro como a pirita, FeS.
Ocorrência no Brasil - Não se tem registro de fontes comerciais de Gálio no país.
Usos e aplicações - componente de LED's (diodo emissor de luz); em semicondutores; produção de transistores; componente de ligas de baixo ponto de fusão; uma camada de Gálio aplicada ao vidro ou porcelana Forma espelho; arsenide de Gálio converte eletricidade em luz apropriada para lasers.