Neônio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 18h54min de 24 de julho de 2011 por Unknown user (discussão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Ne; número atômico – 10; peso atômico – 20,1797; grupo da tabela – 18; configuração eletrônica – [He].2s2.2p6; Classificação – gás nobre; Estado físico – gasoso (T=298K)].
Gás incolor, inerte. É classificado como gás nobre.
Em 1896, Sir William Ramsey incluiu uma Tabela periódica dos elementos ao seu livro Gases na atmosfera. Nesta tabela ele posicionou o grupo dos gases nobres corretamente, apesar do Argônio possuir um número atômico maior do que o do Potássio (K). Em 1898 Sir William Ramsay e Morris W. Travers, descobriram um novo elemento na primeira fração da Destilação do Argônio líquido. Eles deram o nome de Neônio (Ne), do grego neos.
Posteriormente, F.W. Aston, mostrou que o Neônio era uma mistura de dois isótopos 20Ne e 22Ne. Ele foi o primeiro a aplicar o conceito de isótopo à elementos não radioativos. O Neônio é o quarto elemento mais abundante no Universo e o quinto na atmosfera terrestre. Pode ser obtido do resíduo da separação do Oxigênio.
Usos e aplicações - Agente de refrigeração no Estado líquido - possui 40 vezes mais Capacidade refrigerante por unidade de volume do que o Hélio líquido e mais do que o triplo da Capacidade do Hidrogênio líquido; produção de Laser; lâmpadas de neon; sinalizadores luminosos de advertência; tubos de imagem de televisores.