Rubídio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 18h53min de 24 de julho de 2011 por Unknown user (discussão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – Rb; número atômico – 37; peso atômico – 84,4658; grupo da tabela – 1; configuração eletrônica – [Kr].5s1; Classificação – metal alcalino; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal macio, prateado, é o segundo elemento alcalino mais eletropositivo, queima espontâneamente em presença de ar e reage violentamente com a água, liberando Hidrogênio. Pode se tornar líquido em temperaturas acima de 313 K.
Foi descoberto em 1861 em Heidelberg na Alemanha, por Robert Bunsen e Gustav Kirchoff, analisando espectroscopicamente uma amostra de lepidolita, aparecendo sob Forma de impureza no mineral.
O Rubídio é um elemento raro e ocorre quase sempre com o césio, como traços de óxido de Rubídio em diversos minerais, tais como: Leucita - KalSi2O6; Espodumênio - LiAlSi2O6; Carnalita - KCl.MgCL2.6H2O; Lepidolita - Kli2Al(Si4O10)(OH)2.
Ocorrência no Brasil - Não se tem conhecimento de ocorrência relevante de Rubídio nos minerais brasileiros.
Usos e aplicações - em equipamentos iônicos para veículos espaciais, por sofrer ionização; turbinas à vapor como fluído; fabricação de vidros especiais; tubos à vácuo; componente de fotocélulas; em geradores termoelétricos usando o Princípio da magnetohidrodinâmica, onde os íons Rubídio são formados por aquecimento em altas temperaturas, passando através de um campo magnético.