Arteriopatia
(CID10 – I77.9) Qualquer Doença de uma Artéria.
___ idiopática da Túnica média, chamada Doença de Takayasu e Arterite primária da Aorta e seus ramos.
Trata-se de Arterite da Aorta e de seus ramos principais, descrita por Adamns em 1827, mas, sua Atenção foi alertada em 1908 por Takayasu, motivo pelo qual leva seu nome.
O Diagnóstico feito antes dos 40 anos é mais vezes em mulheres. Causa desconhecida.
Alguns pacientes têm células LE positivas. Antígeno antiparede arterial pode ser encontrado. As artérias elásticas são mais acometidas, apresentando espessamento difuso irregular, cujo aspecto Macroscópico lembra o de casca de Árvore. As lesòes podem atingir até o Anel das válvulas cardíacas, aórtica e mitral, de tal Forma que, muitas vezes, há repercussões hemodinâmicas. Clinicamente o Paciente apresenta febre, anorexia, artralgia e dores em Órgãos onde suas artérias estão tomadas. As manifestações mais intensas são referidas quanto às funções dependendo das artérias atingidas. Assim aparecem: Claudicação da mandíbula, dos membros superiores e das pernas, mesentérica, angina, Insuficiência mitral e aórtica. Hipertensão arterial é freqüente.
___ funcionais, doenças vasculares caracterizadas por Alterações transitórias, intermitentes, da coloração da Pele das extremidades, acompanhadas por modificações da Temperatura e da Sensibilidade. Elas são decorrentes de espasmos das artérias, geralmente acompanhadas, também, do mesmo Processo no território das arteríolas e das vênulas. Quando o Espasmo é intenso e mais duradouro, a Pele adqire coloração branca cadavérica, e, quando menor, a coloração é azulada. A Etiologia é desconhecida, mas, múltiplos são os fatores que podem estar presentes. O Fenômeno de Raynaud é a manifestação característica mais completa das arteriopatias funcionais e caracteriza-se por palidez, Cianose e Rubor. As arteriopatias funcionais englobam várias manifestações que, por sua vez, podem ser primárias ou essenciais, prodrômicas de doenças sistêmicas como a esclerodermia; das secundárias, a espondilartrose, a Síndrome do Desfiladeiro e outras.