Radiotelegrafista (aeronaves)

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 18h50min de 24 de julho de 2011 por Unknown user (discussão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - '''CBO 3-80.60') Opera equipamentos de radiotelegrafia, a Bordo de um avião, manejando os dispositivos de controle, sintonizando as diversas freqüências, regulando os instrumentos de tonalidade e manipulando teclado telegráfico, para receber e transmitir mensagens em linguagem convencional ou codificada, através de ondas eletromagnéticas. Desempenha tarefas similares às que realiza o radiotelegrafista de estação terrestre (3-80.45), porém é especializado em operar equipamento de radiotelegrafia, a Bordo de aeronave, mantendo o Contato com as estações terrestres e com outras aeronaves, dando informações ao piloto e mantendo o intercâmbio necessário às operações de vôo.
___ (estação terrestre), (ref.
Classificação Brasileira de Ocupações - '''CBO 3-80.45') Opera equipamentos de radiotelegrafia e radiofonia de estação terrestre, ajustando freqüências, manipulando o teclado telegráfico, movimentando dispositivos Receptores e executando outras tarefas pertinentes para receber e transmitir mensagens em código Morse, fonia ou por outro meio. Coloca o Rádio na onda e freqüência indicadas, manejando os seletores, para possibilitar a Comunicação com outras estações; opera rádio, manipulando os dispositivos do conjunto receptor transmissor, para receber e transmitir mensagens; desempenha, no manuseio do telégrafo, tarefas semelhantes às que realiza o Telegrafista (3-80.40), acrescidas, entretanto, das já descritas acima, isto é, da Manipulação dos dispositivos do conjunto receptor-transmissor de Rádio.
___ (marinha mercante), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - '''CBO 3-80.50') Maneja equipamentos de radiotelegrafia ou radiotelefonia, a Bordo de uma embarcação, acionando comandos, sintonizando estações, ajustando as freqüências, manipulando o teclado telegráfico ou os dispositivos da recepção, regulando os instrumentos de tonalidade, para intercambiar mensagens e outras comunicações através de ondas eletromagnéticas. Desempenha tarefas similares às que realiza o radiotelegrafista de estação terrestre (3-80.45), porém é especializado em operar equipamentos radiotelefônico ou radiotelegráfico a Bordo de embarcação, transmitindo, recebendo e registrando mensagens diversas, mantendo Contato com outras embarcações e comunicando-se, sempre que necessário, com as estações terrestres.