Nina Rodrigues, Raimundo

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Revisão de 18h49min de 24 de julho de 2011 por Unknown user (discussão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Médico legista, etnógrafo e Sociólogo brasileiro (Vargem Grande, Maranhão, 1862 – Paris, 1906).
Principiou no Rio de Janeiro o seu curso médico, passando à Bahia depois, para voltar no sexto ano ao Rio, onde se formou em fevereiro de 1888. Na Faculdade de Medicina da Bahia foi mestre insígne de Medicina legal e Higiene.
Estudou o negro e o mestiço. Publicou estudos sobre a psiquiatria forense como “O alienado no Direito Civil Brasileiro” e “Contribuição ao estudo dos índices antropométricos dos membros, na Identificação da raça negra”. Em 1899 publicou “Métissage, Dégénerescence et Crime”(Lyon, A. Stork, 1899). Estudou o valor social das raças e povos negros que colonizaram o Brasil; os negros fetichistas, suas mitologisas e cultos; as sobrevivências africanas no Brasil, com suas superstições, festas populares e folclore; as línguas africanas no Brasil e os negros africanos na História do Brasil com as insurreições de escravos anteriores ao século XIX.
Estudou coisas brasileiras como: Os mestiços brasileiros (1890), As raças humanas e a Responsabilidade penal no Brasil (1894), Negros criminosos no Brasil (1895), Animismo fetchista dos negros baianos (1896), Epidemia de loucura religiosa no Brasil (1898), A Paranóia dos negros, Atavismo psíquico e Paranóia (1902) e O problema da raça negra na América Portuguêsa (1903).
Seu maior valor está em formar a escola médico-legal brasileira representada por Afrânio Peixoto e Oscar Freire.