Doação de sangue
O Sangue é um Tecido vivo que circula pelo Corpo levando Oxigênio e nutrientes a todos os Órgãos. O Sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, nas vértebras, costelas, quadril, Crânio e Esterno. Nas crianças, ele é produzido também nos ossos longos, como fêmur, por exemplo. Doar Sangue é, antes de tudo, um gesto de Amor ao próximo. Doar Sangue é simples, rápido e seguro. Após passar por um profissional especializado, você não leva mais do que dez minutos na doação. E todo o material é descartável, eliminando, assim, qualquer Risco de Contaminação para o doador. O mais importante mesmo é que, no final, alguém que você nem conhece receberá o Benefício da sua doação. Porque não existe nenhum Produto sintético que substitua o Sangue. Embora venha investindo nesse campo, a ciência não produziu ainda nenhum avanço. Não faz mal à saúde, e o organismo repõe em horas o Sangue doado. Muitas pessoas precisam de doações de Sangue enquanto vivem. A falta de Sangue mata, a doação é um gesto solidário e faz bem à alma.
O Sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B e AB) e o Rh (positivo e negativo). No Brasil os grupos sangüíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O Grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%. O Sangue O negativo é também conhecido como universal, porque pode ser transfundido em qualquer Pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros o possuem. Portanto, quem tiver esse Sangue raro e estiver em boas condições de Saúde deve fazer doações regulares.
Condições: 1. estar em boas condições de Saúde; 2. ter entre 18 e 60 anos de Idade e pesar no Mínimo 50kg; 3. estar alimentado, aguardando 3 horas após e 1 hora após o lanche (evite alimentação pesada); 4. ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; 5. estar documentado (RG ou documento equivalente); 6. ter observado o prazo Limite para nova doação para quem doou recentemente: 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres; 7. não ingerir Bebida alcoólica 12 horas antes. Intervalos para doação: homens 60 dias; mulheres 90 dias.
Quem não pode doar Sangue: Impedimentos temporários – Gravidez; Parto normal, 90 dias; Parto cesárea, 6 meses. Impedimentos definitivos – ter tido Doença de Chagas ou Malária; ter tido hepatite após os 10 anos de Idade; ter Comportamento de Risco para a AIDS (relações homossexuais ou bissexuais, múltiplos parceiros, hábitos promíscuos, usar ou ter parceiros usuários de drogas ou tóxicos).
Etapas: Recepção - Na recepção o candidato à doação preenche um cadastro com nome, Endereço completo e documento de Identidade.
Teste de Anemia - Após o cadastro, o candidato passa por um Teste de Anemia (retirando Sangue do dedo) para verificar se o candidato não tem Anemia.
Pressão arterial - Após o Teste de anemia, o candidato à doação tem sua Pressão avaliada. Pessoas com Pressão alta ou baixa não podem doar.
Triagem clínica - Nessa etapa, o candidato responde a uma entrevista confidencial com um profissional treinado, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para outros.
Voto de auto-exclusão - Este voto existe para que as pessoas tenham uma nova chance de informar - com sigilo absoluto - se têm Comportamento de Risco para Aids, que não tenha sido esclarecido na entrevista.
Sala de coleta - É onde acontece a doação propriamente dita. Cada Pessoa doa aproximadamente 450 ml de Sangue. Essa etapa leva entre 10 a 15 minutos.
Cantina - Após a doação, o doador recebe um lanche para repor o volume retirado. É aconselhável que se tome muito líquido no dia da doação.
Aférese - Trata-se de uma doação especial. Através da Aférese doa-se apenas um componente do sangue, no Caso as plaquetas, através de um Processo que retira apenas esse componente do Sangue do doador. Essa doação leva entre 60 e 90 minutos.
Dúvidas freqüentes - Doar Sangue faz mal à saúde? Não. Doar Sangue não Causa nenhum problema para o doador. Não há Risco de adquirir doenças, pois todo material é descartável e o volume retirado é reposto em pouquíssimo tempo, após a ingestão de líquidos.
Doar Sangue engorda ou emagrece? Não engorda, pois nada é ingerido ou infundido na veia, e também não emagrece, pois o volume de Sangue retirado, aproximadamente 500ml, é reposto com a ingestão de líquidos e fazendo com que o doador retome quase imediatamente o peso original.
Doar Sangue engrossa ou afina o sangue? Não afina nem engrossa, pois o organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo-os sempre na mesma quantidade.
Doar Sangue vicia? A Doação de sangue não vicia, pois, se a Pessoa nunca mais doar, nada vai acontecer. É a mesma situação quando alguém tem um sangramento, ou seja, se viciasse, ela também teria que perder Sangue sempre.
Doar Sangue demora? Não. Incluindo a entrevista, a triagem clínica e a coleta, o Processo dura em média 30 minutos, dos quais cerca de 10 minutos para a coleta. [Fonte: Fundação Pró-Sangue - São Paulo].