Maquinista de cenário
(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 8-62.60) Monta e repara cenários, instalando os elementos de acordo com a Planta elaborada pela cenografia, para dar às representações de teatro, cinema e televisão o Ambiente adequado ao seu conteúdo. Estuda a Forma e estilo do cenário, examinando plantas, esboços e instruções recebidas da cenografia, para estabelecer a ordem dos trabalhos e os Materiais necessários; requisita tapadeiras, portas, janelas, piso, grades e demais componentes do cenário, enviando a relação dos mesmos às unidades responsáveis, para conseguir o material necessário à execução do Trabalho; levanta os cenários, montando e unindo as partes com a ajuda de instrumentos de precisão, para reproduzir o Ambiente indicado para a apresentação; executa serviços de alvenaria e gesso, empregando Materiais e instrumentos de construção, para dar maior firmeza e Resistência a certas partes do cenário; examina os cenários montados, observando a disposição e funcionamento de seus componentes, para certificar-se de sua Qualidade e segurança; submete os cenários à apreciação da cenografia, diretoria ou unidade responsável, discutindo e esclarecendo os aspectos de relevo, para receber a aprovação ou as críticas oportunas; cuida da conservação dos cenários, reparando-os e modificando-os sempre que necessário, para assegurar a utilização e efeito estético dos mesmos; recolhe após as encenações os Materiais empregados, guardando-os em depósito, para utilizá-los em outras montagens. Pode fabricar as diversas partes de madeira do cenário. Pode inspecionar a colocação e Mudança de decoração em cenários de teatro, estúdios cinematográficos ou no lugar da representação. Pode especializar-se na construção de cenário de teatro, cinema ou televisão e ser designado de acordo com a Especialização.
___ de embarcações, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-82.15) Manobra as máquinas de uma embarcação, acionando-as e controlando seu funcionamento, para permitir a Condução da mesma. Examina as condições da máquina, verificando o nível do óleo no cárter, a Água do radiador e outros detalhes, para certificar-se de seu bom Estado; aciona a máquina, manipulando os comandos de acordo com as ordens sinalizadas, para possibilitar a parada ou o Deslocamento da embarcação seguindo as rotas e velocidades previstas; comunica ao comando as manobras efetuadas, as rotas e velocidades previstas; comunica ao comando as manobras efetuadas, dando os respectivos avisos por meio de Campainha ou de fone, para permitir o Controle das operações; controla o funcionamento da máquina, observando a marcação dos manômetros e pirômetros, para acompanhar o consumo de óleo, o aquecimento da água, e a Eficiência da bomba e das outras partes do equipamento; controla a existência de materiais, requisitando-os e fiscalizando seu recebimento e utilização, a fim de assegurar a disponibilidade dos mesmos para a Reparação e conservação dos equipamentos e do local de Trabalho; zela pela conservação da casa de máquinas e dos equipamentos, efetuando ou solicitando sua limpeza, lubrificação e reparação, para assegurar as melhores condições de Trabalho; registra ocorrências, anotando-as em formulário próprio, para facilitar o Controle das operações e a Solução de possíveis problemas.
___ de trem, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-83.20) Conduz uma locomotiva a vapor, elétrica, diesel ou diesel-elétrica, dirigindo-a segundo normas preestabelecidas, para tracionar trens nas estradas de Ferro. Aciona os comandos da locomotiva, seguindo as instruções de marcha, horários e a sinalização da via férrea, para conduzir o trem com segurança e regularidade no percurso previsto; inspeciona a locomotiva, examinando o Estado de suas partes e as condições gerais de funcionamento, para providenciar as reparações necessárias; efetua a manutenção da máquina, fazendo reparações e regulagens de pouca importância durante o percurso, e cuidando da lubrificação e limpeza, para conservá-la em perfeitas condições de funcionamento; registra as ocorrências de interesse, anotando-as em formulários próprios, para possibilitar o Controle geral do Trabalho. Pode especializar-se na Condução de um Tipo determinado de locomotiva, e ser designado de acordo com a Especialização. Pode treinar praticantes maquinistas de locomotivas.
___ de trem (minas ou pedreiras), (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-83.60) Conduz uma locomotiva elétrica, a diesel ou a ar comprimido, dirigindo-a e controlando-lhe o funcionamento, para tracionar vagonetes no interior ou na superfície de uma mina ou pedreira. Dirige a locomotiva, manipulando os comandos de Marcha segundo as normas estabelecidas ou obedecendo a sinais convencionais, a fim de conduzir os vagonetes para seu local de carga ou descarga; inspeciona a locomotiva, examinando o Estado de seus componentes e suas condições de funcionamento, para providenciar as reparações necessárias; efetua a manutenção da máquina, lubrificando-a, efetuando pequenos reparos e regulagens e controlando as reservas de combustível, para assegurar as condições de funcionamento da mesma. Pode manobrar as chaves de desvios. Pode engatar e desengatar a locomotiva e os vagões.
___ de trem metropolitano, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-83.50) Conduz um trem metropolitano, subterrâneo ou aéreo, dirigindo-o segundo normas preestabelecidas, para possibilitar o transporte urbano e suburbano de passageiros. Desempenha tarefas similares às que realiza o maquinista de trem (9-83.20), porém é especializado na Condução de um trem metropolitano, subterrâneo ou aéreo, acionando os comandos do mesmo de acordo com as instruções de marcha, horário, sinalização da via e de outras partes do trem ou da Central de controle, para conduzi-lo com segurança e regularidade no itinerário previsto.
___ e foguistas de embarcações, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-82) Os trabalhadores deste grupo de Base ocupam-se do funcionamento e conservação das máquinas, caldeiras e instalações mecânicas das embarcações, sob a Supervisão de oficiais-maquinistas. Suas funções consistem em: vigiar o funcionamento de uma ou várias caldeiras que produzem para movimentação das máquinas; lubrificar os mancais, as partes móveis das máquinas e outras instalações mecânicas das embarcações, a Bordo das mesmas. Os trabalhadores que executam a manutenção e Reparação de motores marítimos e fluviais estão classificados no grupo primário 8-43, mecânicos de manutenção de veículos automotores.
___ e foguistas de locomotivas e máquinas similares, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 9-83) Os trabalhadores deste grupo de base, conduzem locomotivas de trens de passageiros e de cargas, ou auxiliam os condutores em seu Trabalho. Suas funções consistem em: conduzir as locomotivas a vapor, elétricas ou diesel-elétrica dos trens de passageiros ou de mercadorias; Auxiliar os maquinistas em seu Trabalho de alimentar de combustível as caldeiras das locomotivas a vapor; conduzir trens metropolitanos, subterrâneos ou aéreos, de transporte de passageiros; conduzir locomotivas no interior ou superfície de minas ou pedreiras, na movimentação de vagonetes.