Radônio
[símbolo químico – Rn; número atômico – 86; peso atômico – 222 (isótopo mais estável); grupo da tabela – 18; configuração eletrônica – [Xe].4f14.5d10.6s2.6p6; Classificação – gás nobre; Estado físico – gasoso (T=298K)].
Elemento gasoso radioativo, é um gás nobre, incolor e inodoro. Ele foi descoberto na Alemaha, em 1900, por Friedrich Erust Dorn, posteriormente em 1908, os pesquisadores Ramsay e Gray, isolaram o elemento, determinaram sua densidade, verificando que se tratava de um gás pesado. Ocorre em alguns tipos de solo na Crosta terrestre. O Rádio é largamente distribuído em depósitos minerais através da Crosta terrestre e o Radônio está sempre presente na atmosfera destes depósitos.
O Radônio está sempre presente na atmosfera onde há depósitos minerais de rádio, largamente distribuídos pela Crosta terrestre. O gás é resultado do decaimento natural do Rádio (Ra) e do Urânio (U), ocorre também em alguns tipos de solos, onde a quantidade de Radônio está diretamente relacionada à composição química destes solos.
Usos e aplicações - o Radônio é produzido para uso terapêutico em alguns hospitais, como Fonte de Radiação para Tratamento em pacientes com cancêr. Combinado com Berílio ou outros metais leves, é Fonte de nêutrons.