Irídio: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
m (uma edição) |
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 17h27min de 11 de setembro de 2011
[símbolo químico – Ir; número atômico – 77; peso atômico – 192,217; grupo da tabela – 9; configuração eletrônica – [Xe].4f14.5d7.6s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal brilhante, branco, duro e maleável. É o metal mais resistente à Corrosão conhecido. Em 1803, Collet-Descostels comunicou a descoberta de um novo elemento, separado do resíduo resultante do Tratamento da Platina bruta com água-régia. No mesmo ano, Fourcroy e Vanquelin também comunicaram a descoberta do mesmo elemento. Em 1804, Smithson Tennant provou que o elemento encontrado era, na verdade, um par de novos elementos. Tennant deu-lhes os nomes de Iridium e Ósmium, respectivamente, o Irídio (Ir) e o Ósmio (Os).
Na natureza, o Ósmio ocorre associado à metais do grupo da Platina (rutênio, Ru; ródio, Rh; paládio, Pd; ósmio, Os; irídio, Ir e platina, Pt), formando ligas indefinidas em depósitos de minérios de níquel, de cobre e na Platina livre, nos depósitos de pláceres. A abundância do Irídio na Crosta terrestre é estimada em 10-3 ppm (partes por milhão). Depósitos contendo Irídio podem ser encontrados na Rússia, Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Japão.
Ocorrência no Brasil - O Irídio ocorre em Minas Gerais e Goiás, mas até 1970 não foram extraídos em escala comercial, sendo totalmente dependente de importações.
Usos e aplicações - ligas ósmio-irídio para pontas de canetas tinteiro; Agente de dureza em ligas de Platina; o irídio-192 radioativo, é usado em Radiografia (estudo dos raios luminosos) como Fonte de raios gama (g); fabricação de componentes eletrônicos; fabricação de material resistente à temperaturas elevadas.