Háfnio: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
m (uma edição) |
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 17h27min de 11 de setembro de 2011
[símbolo químico – Hf; número atômico – 72; peso atômico – 178,49; grupo da tabela – 4; configuração eletrônica – [Xe].4f14.5d2.6s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado brilhante, dúctil, suas propriedades são influenciadas por impurezas de zircônio, é resistente a corosão e tem excelentes propriedades mecânicas.
A descoberta do Háfnio se deu em 1913. Quando Moseley teve acesso às técnicas dos métodos de raio-x, uma série de elementos tornou-se evidente. Numa pesquisa, ficou evidente a presença de um elemento desconhecido, de número 72, entre o elemento terra rara lutécio (71) e o elemento Tântalo (73). Mas Moseley não descobriu o elemento na prática. Ficou em dúvida se este elemento seria, ou não, o último Membro da série das terras raras. O elemento 72, possuía propriedades diferentes dos outros membros, não podendo ser considerado como um metal terra rara. Dirk Coster e George Charles von Hevesy pesquisaram os minerais de Zircônio afim de identificar o elemento desconhecido (72) e, em 1923, anunciaram sua presença, evidenciada pelo Espectro de raios-x. Chamaram o metal de Hafnium (Háfnio), em homenagem à Copenhaguem, chamada de hafnia na época dos Romanos. O Zircônio e o Háfnio são muito idênticos quimicamente e ocorrem juntos na natureza.
O Háfnio ocorre nos minerais de Zircônio com uma média de Hf=2r ,onde r, a razão atômica, é igual à 0,02 e poucos desses minerais são ricos em Háfnio. Os principais produtores de Háfnio (minério de zircônio) são Estados Unidos, Austrália, Brasil, Índia e Rússia.
Ocorrência no Brasil - O Háfnio é um elemento muito semelhante ao zircônio, que só se encontra em presença deste. Todos os minerais de zircônio, contêm pequena porcentagem de Háfnio. As jazidas de Poços de Caldas em geral contêm cerca de 1% de HfO2 (óxido de háfnio).
Usos e aplicações - lâmpadas de gás e lâmpadas incandescentes; usado principalmente em engenharia nuclear, por que possui um grande Poder de absorção de nêutrons; usado com sucesso em ligas com Ferro (Fe), Titânio (Ti), Nióbio (Nb) e Tântalo (Ta), além de outros metais.