Nióbio: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
m (uma edição) |
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 17h27min de 11 de setembro de 2011
[símbolo químico – Nb; número atômico – 41; peso atômico – 92,90638; grupo da tabela – 5; configuração eletrônica – [Kr].4d3.5s2; Classificação – metal de transição; Estado físico – sólido (T=298K)].
Metal prateado claro, brilhante, dúctil e resistente à Corrosão e temperaturas elevadas. Em 1801, o elemento foi descoberto por Charles Hartchett, numa amostra de minério preto fornecida pelo Museu Britânico da Inglaterra. Chamou o novo elemento de “Columbium”, símbolo “Cb”, que, em 1844, passou a ser chamado de Nióbio (Nb). Nos EUA o nome colúmbio ainda é usado na metalurgia. A amostra daquele minério havia sido descoberta cem anos antes da descoberta do nióbio, pelo Governador de Connecticut, John Withrop (1606-1676) e fazia Parte de sua coleção particular. Foi enviada ao Museu Britânico após o seu falecimento. Em 1864, o elemento metálico foi isolado, pelo sueco Christian Bromstrand.
O Nióbio é encontrado pelo mundo todo, na Forma combinada, em minerais. Grandes reservas são encontradas no Canadá, Brasil, Nigéria, Zaire, Rússia e Austrália. Suas principais fontes são: niobita (columbita) - (Fe,Mn)Nb2O6; columbita-tantalita - (Fe,Mn)(Nióbio,Ta)2O6; pirocloro - (Na3Ca)2(Nióbio,Ti)(O,F)7; euxenita - (Y,Ca,U,Th)(Nb,Ti,Ta)2O6
Ocorrência no Brasil - as principais fontes de Nióbio no Brasil são o pirocloro e a niobita (columbita). O pirocloro ocorre na região que circunda a Bacia do rio Paraná, nos Estados de Goiás e Minas Gerais, com destaque nas seguintes regiões: em Goiás - faixa que se inicia no sudeste do estado, na região de Catalão e estendendo-se até o rio Araguaia; em Minas Gerais - Araxá e Tapira. A columbita ocorre nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Minas Gerais.
Usos e aplicações - tubulações de grande porte para gás e óleo; ligas e super ligas; supercondutores e magneto-permanentes; fundição de Ferro; em ferramentas de aço, conferindo maior dureza e Resistência; aço inoxidável; na construção naval, reduz o peso mantendo a mesma Capacidade de carga; na indústria automobilística, em peças de aço estrutural de alta Resistência; em sistemas avançados de fornecimento de ar, como os usados no programa espacial Gemini.