Pescador industrial: mudanças entre as edições

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar
Sem resumo de edição
 
m (uma edição)
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 17h16min de 11 de setembro de 2011

(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 6-62.20) Executa, como tripulante de barco pesqueiro, diversas tarefas inerentes à detecção e captura do pescado, bem como da limpeza e conservação do barco, utilizando redes, linhas e outros instrumentos apropriados, para obter peixes destinados ao consumo direto e à industrialização. Inspeciona o Estado das redes, linhas e outros instrumentos de captura, examinando-os detidamente, para certificar-se das boas condições dos mesmos; prepara os apetrechos de pesca, colocando iscas nos anzóis e realizando outras operações pertinentes, baseando-se em seus conhecimentos e na orientação recebida, para deixá-los em condições de uso; maneja os apetrechos de pesca, lançando-os e recolhendo-os segundo instruções ou de acordo com sua experiência, para capturar os peixes; efetua os trabalhos de conservação do pescado, como limpeza, salga, refrigeração, Classificação e armazenamento, utilizando ferramentas de corte, caixas de salmoura ou sal grosso, câmaras frigoríficas ou outros equipamentos, para manter as propriedades do Produto; limpa o barco e, em especial, o convés, lavando-os com produtos de limpeza para mantê-los em condições de Higiene e conservação; mantém e repara as redes e demais apetrechos de pesca, procedendo à limpeza e aos consertos necessários, para garantir sua eficiente utilização; participa das manobras do barco e de outros trabalhos próprios de bordo, seguindo as instruções recebidas, a fim de contribuir para o andamento Normal das atividades pesqueiras. Pode operar guinchos para soltura e recolhimento das redes. Pode efetuar a pescaria, afastando-se do barco de pesca em uma embarcação menor e sendo recolhido no final da jornada de Trabalho. Pode especializar-se na captura de determinados peixes, em um Tipo especial de pesca, ou em um dos processos constantes dessa atividade, e ser designado de acordo com a Especialização.
___ artesanal, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 6-63.20) Captura pescado em áreas marítimas, fluviais e lacustres, empregando meios artesanais, como iscas presas em anzóis, redes de vários tipos e demais apetrechos, conforme as espécies exploradas, para possibilitar o seu consumo direto, ou sua industrialização. Prepara as armadilhas de pesca, colocando iscas nos anzóis ou nos ganchos presos às redes, para lançá-las nas águas; espalha, nas águas, tarrafas, redes armadas com bóias, anzóis de espinhel e outros instrumentos similares, fundeando-os nas faixas de correntes, enseadas ou outros locais apropriados, para capturar os peixes; retira das águas o pescado, içando os anzóis, ou recolhendo as redes, tarrafas ou outros apetrechos de pesca, para depositá-lo em recipientes adequados ou diretamente na própria embarcação; conserva os apetrechos de pesca, limpando-os, consertando as redes rompidas, colocando bóias e fazendo outros reparos, para mantê-los em boas condições de uso. Pode especializar-se em determinadas técnicas artesanais de pesca, como currais, viveiros, cercas flutuantes e outras. Pode efetuar a conservação do pescado.
___ e trabalhadores assemelhados não-classificados sob outras epígrafes, (ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 6-69) Os trabalhadores deste grupo de Base operam as máquinas propulsoras e os motores dos barcos de pesca. Suas funções consistem em: manejar os comandos das máquinas para movimentar a embarcação; fazer revisões periódicas nos circuitos elétricos, para assegurar a distribuição de energia elétrica pelos diversos setores do barco; colaborar nas tarefas de captura e salga do pescado.