Orientador educacional: mudanças entre as edições
Sem resumo de edição |
m (uma edição) |
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 17h16min de 11 de setembro de 2011
(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 1-49.40) Dá Assistência aos educandos em estabelecimentos de ensino de 1º e/ou 2º graus, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação, aconselhando e auxiliando os alunos na Solução de seus problemas pessoais, para possibilitar-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação integral de sua personalidade, ajustá-los ao meio em que vivem e orientá-los no tocante ao conhecimento e escolha das opções básicas. Realiza estudos e pesquisas, utilizando documentação científica e outras fontes de informação, constatando resultados e métodos utilizados e testando novos métodos, para ampliar e atualizar o próprio campo de conhecimento e aperfeiçoar sua atuação na Área da orientação educacional; colabora na fase de elaboração do currículo pleno da escola, opinando sobre suas implicações no Processo de orientação educacional, a fim de contribuir para o planejamento eficaz do Sistema de ensino; aplica processos de caracterização da clientela escolar, utilizando testes pedagógicos e outras técnicas especiais, como de observação, questionários, cartas e entrevistas com os alunos, sua família e seus mestres, para obter um perfil completo da Personalidade de cada educando e da sua atuação no meio em que vive; organiza um fichário dos alunos, reunindo informações de Caráter físico, psicológico, escolar, sócio-econômico e outras, para facilitar a Identificação de aptidões, interesses e Comportamentos de cada aluno e a resolução de seus problemas; coordena o Processo de desenvolvimento de aptidões e interesses dos educandos, elaborando planos de estudo, orientando-os sobre o uso eficaz de biblioteca da escola e estimulando-os no novo exercício de atividades recreativas e desportivas, para aprimorar suas qualidades de reflexão e integração social; enseja aos educandos a aquisição de conhecimentos sobre profissões, informando-os acerca de ocupações existentes no País, requisitos para ingresso na força de Trabalho e sobre salários ou levando-os a conhecerem pessoalmente estes dados, para possibilitar a descoberta de aptidões, inclinações, traços de Personalidade relacionados à vida profissional, bem como de suas limitações e orientá-los na escolha de uma ocupação; auxilia na Solução de problemas individuais dos alunos, aconselhando ao especialista os casos que exigem Assistência especial, a fim de contribuir para o ajustamento dos mesmos ao meio em que vivem, promovendo a integração escola-família-comunidade, organizando reuniões com os pais, professores de outras comunidades, para possibilitar a utilização de todos os meios capazes de realizar a Educação integral dos alunos; participa do Processo de Avaliação escolar e recuperação dos alunos, examinando as causas de eventuais fracassos, para aconselhar a aplicação de métodos mais adequados. Pode planejar, organizar e coordenar a Implantação e funcionamento dos Serviços de Orientação Educacional em nível de escola e comunidade, assim como os Órgãos do serviço público e de empresas paraestatais e privadas.