Governanta (hotelaria): mudanças entre as edições

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
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Edição atual tal como às 17h16min de 11 de setembro de 2011

(ref. Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 5-20.70) Dirige, organiza e supervisiona os serviços de atendimento aos hóspedes, como os de limpeza, lavanderia, tinturaria, arranjo de aposentos e outros afins, em hotéis ou estabelecimentos similares, fixando rotinas, distribuindo tarefas e coordenando e controlando sua execução, para assegurar o processamento dos trabalhos de acordo com os padrões requeridos. Solicita e coordena os serviços de manutenção e limpeza dos apartamentos, áreas de circulação, ambientes sociais e outras dependências do hotel, distribuindo-os ao pessoal de acordo com as suas qualificações, para manter o fluxo Normal das atividades; supervisiona o arranjo e limpeza das dependências reservadas, baseando-se nas notificações recebidas, para assegurar Higiene e conforto aos hóspedes; fiscaliza a arrumação e limpeza diária dos aposentos, dos salões, Parte social e outras dependências do hotel, vistoriando esses locais e orientando os encarregados da execução dessas tarefas, para garantir a devida prestação dos serviços; supervisiona as atividades do pessoal encarregado da lavanderia e rouparia, orientando-os, dando sugestões e examinando as roupas guardadas ou distribuídas aos setores do hotel para possibilitar o bom andamento e Eficácia das mesmas; organiza e ministra Treinamento (interno e externo) formal do pessoal, através de aulas e outras formas de ensinamento, para capacitá-lo ao exercício do Trabalho; organiza planos de Trabalho e escalas de revezamento do pessoal, observando critérios usuais, para garantir a manutenção das equipes diárias de serviço; articula o Trabalho de governança com os demais departamentos, transmitindo e recebendo informações, para garantir o perfeito entrosamento entre eles; planeja e avalia as atividades do departamento, analisando resultados e desempenho, para assegurar a Eficiência dos serviços; organiza inventários e outras formas de controle, levantando quantidades de roupas e aposentos comuns, para evitar possíveis formas de Desvio; assessora a gerência na decoração geral do hotel, supervisionando a arrumação de ambientes comuns para ocasiões especiais, a fim de garantir a melhor Forma de apresentação; prepara e cuida da chegada, estada e partida de clientes vip, atendendo às suas solicitações e reclamações, para assegurar-lhes o melhor atendimento; checa o funcionamento de todos os dispositivos adaptados aos aposentos do hotel, examinando-os ou determinando a Vistoria dos mesmos, para certificar-se de suas condições de uso ou providenciar consertos, quando necessário. Pode comprar material de limpeza ou de consumo.