Nitrogênio

De Enciclopédia Médica Moraes Amato
Ir para navegação Ir para pesquisar

[símbolo químico – N; número atômico – 7; peso atômico – 14,00674; grupo da tabela – 15; configuração eletrônica – [He].2s2.2p3; Classificação – não metal; Estado físico – gasoso (T=298K)].
Gás incolor, inodoro e insípido. Ele é o gás mais abundante na atmosfera, onde 78% por volume, são de Nitrogênio (N2). Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, na Escócia sendo isolado em 1785 por Cavendish. Em 1908, Fritz Haber desenvolveu um Processo de extração de Nitrogênio do ar e a produção de amônia (NH3) para ser usada como fertilizante do solo. O Nitrogênio obtido pela liquefação e Destilação fracionada do ar, é uma Fonte ilimitada de matéria prima para a preparação de seus Compostos.
Ele ocorre em menor quantidade na Crosta terrestre em alguns minerais como o nitrato de Sódio (NaNO3), também chamado de salitre do Chile, é encontrado em reservas expressivas no norte do Chile. É um elemento tão inerte, que Lavoisier o denominou de Azoto, que significa sem vida. Seus Compostos entretanto, são muito reativos, como também são Parte importante dos alimentos. O Nitrogênio é o gás mais abundante da atmosfera, compondo 78,03% do ar. Ocorre em proporções muito menores em alguns minerais, sendo o mais relevante o nitrato de Sódio (NaNO3), também chamado de “salitre do Chile”, encontrado em reservas expressivas no norte do Chile. O gás é obtido comercialmente, pela separação do ar. No Processo criogênico de fabricação de embalagens plásticas para alimentos. Produção de amônia, matéria prima na produção de fertilizantes e Ácido nítrico (HNO3); Na indústria eletrônica Agente refrigerante, para armazenamento e transporte de produtos em baixa Temperatura; Atmosfera inerte em determinados processos industriais, como a metalurgia; fabricação de lâmpadas elétricas.